Seu negócio próprio: o que é preciso para abrir a sua empresa?

Você  sempre sonhou em ter a sua empresa? Está cansado de ter uma figura autoritária lhe dando ordens e sonha em ser o seu próprio chefe?

Então seja um empreendedor e tenha o seu próprio negócio!

Mas por onde começar?

A seguir, vamos listar os passos necessários para que você possa alcançar o seu sonho de empreender e ter a sua própria empresa.

 

Quero ser empreendedor, e agora?

Você está decidido! Seja um sonho ou uma necessidade, você quer se tornar um empreendedor e ter seu próprio negócio. Então, por onde você deve começar?

Conhecendo as características de um empreendedor de sucesso.

 

Veja abaixo 5 características de um empreendedor de sucesso:

1. Iniciativa

Existem muitas oportunidades no mercado, mas é preciso ter iniciativa para colocar em prática, uma ideia no papel, será sempre, apenas uma ideia;

2. Coragem

No mundo dos negócios é preciso ter coragem para seguir em frente e assumir riscos calculados;

3. Perseverança

Uma das mais importantes características de um empreendedor, a capacidade de perseverar é o que irá te destacar no mercado. Erros fazem parte do aprendizado e do crescimento. O importante é aprender com os erros e persistir;

4. Capacidade de Planejamento

Saber onde se quer chegar e como alcançar é muito importante para o seu negócio. É preciso estabelecer metas, monitorá-las para corrigir quando necessário. O Plano de Negócios é uma importante ferramenta que deverá te acompanhar sempre;

5. Liderança

Saber se comunicar e inspirar sua equipe é fundamental para mantê-la motivada trazendo melhores resultados para o seu negócio.

Essa são as características principais e mesmo que você ainda não as possua, agora você poderá estudar e aperfeiçoá-las.

 

Para abrir uma empresa eu preciso trabalhar com algo que eu gosto ou que eu já conheça?

A resposta é: NÃO, mas conhecer o assunto pode ajudar e facilitar a sua empreitada.

Lembre-se que alguns dias serão difíceis. Desse modo, trabalhar com algo que você gosta irá motivá-lo, pois não é fácil trabalhar com algo apenas pelo retorno financeiro.

Então após decidir qual a área em que quer atuar chegou a hora de iniciar o seu Plano de Negócios

 

A importância do Plano de Negócios

O Plano de negócios é muito importante para a sua empresa, pois é ele que irá mostrar o potencial da sua ideia e se ela é viável.

É no Plano de Negócios que você irá definir os objetivos, o capital investido o funcionamento do negócio. Nele também irão constar a análise do mercado e da concorrência.

Veja aqui como elaborar um Plano de Negócios.

Atenção: Ao elaborar o plano de negócios, não se esqueça de verificar se o local escolhido para o funcionamento da sua empresa é viável legalmente, pois caso contrário, você não terá autorização para abrir um negócio e não conseguirá obter o Alvará de Funcionamento.

 

Abrindo a sua própria empresa

Agora que você já tem a ideia e após o seu Plano de Negócios mostrar que sua ideia é viável, chegou a hora de você abrir a sua empresa.

Abaixo listamos as etapas que serão necessárias para abertura da sua empresa e que em muitos casos podem ser realizadas com o auxílio do contador.

1. Contrato Social

A sua empresa agora precisa de uma certidão de nascimento que é o Contrato Social. Nele constam informações básicas da sua empresa.

Todas as empresas brasileiras necessitam do contrato social para operar e também para se registrar na Junta Comercial da sua cidade.

2. Registro na Junta Comercial de sua cidade

A partir do registro na Junta Comercial da sua cidade a sua empresa passa a existir oficialmente.

3. Alvará de Funcionamento e Localização

É um documento que confere a autorização para que sua empresa exerça as atividades de acordo com o plano de zoneamento urbano da sua cidade.

4. Inscrição Estadual

É o cadastro  na Secretaria de Estado da Fazenda no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para empresas dedicadas às atividades de comercialização de produtos  e prestação de serviços.

5. Emissão de Notas Fiscais

Deverá ser solicitado na Prefeitura de sua cidade a autorização para emissão das notas fiscais.

6. Certificação Digital

É um certificado digital para enviar diversas informações da empresa ao governo, exigida às empresas que tenham mais de 3 colaboradores.

Para abrir um empresa é importante que você tenha um contador, ele será seu grande aliado, pois é ele que irá te auxiliar na organização do seu negócio. Ele também entende das leis contábeis e fiscais que podem ser bastante complexas.

A realização de um sonho

O caminho para a abertura da sua empresa passa por muito estudo, preparação e algumas burocracias.

Também é preciso lembrar que um negócio bem estruturado tem maiores chances de obter êxito.

Se você tem as características de empreendedor e está focado em abrir a sua empresa sem pular as etapas necessárias, buscando novas ideias ou soluções para o mercado, você terá grandes chances de sucesso.

Se você gostou deste artigo ou conhece alguém que tem o sonho de ter um negócio próprio compartilhe.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *