Polpa de fruta congelada é saudável?

Polpa de fruta congelada é saudável?

Descubra os seus benefícios nutricionais! 🌶🍏🍅🍇🍎🍐🍓🍉

Congelar ou não congelar? Eis a questão! A prática, tão comum para armazenar os alimentos nas geladeiras, aumentando suas durabilidades, também é motivo de dúvida quando falamos em preservação dos nutrientes. As polpas de frutas congeladas, por exemplo, conseguem manter suas propriedades, os seus sabores e texturas quando estão no refrigerador? Descubra a verdade!

Se pesarmos em uma balança nutricional, as polpas de frutas congeladas são tão poderosas para a saúde quanto as versões naturais dos mesmos alimentos, pois o processo de armazenamento, quando feito corretamente, mantém as propriedades intactas e frescas para consumo. Versáteis, essas polpas podem servir de diversas maneiras, tais como sucos integrais, mousses, sorvetes e até saborosas geleias, incluindo sempre elementos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo:

“As polpas congeladas são boas opções para quem não tem tempo para fazer um suco de fruta natural, mas é importante não utilizar açúcar na preparação da polpa. O suco de frutas deve ser sempre preferido ao invés de refrigerantes e bebidas artificiais, pois continua sendo uma fonte de minerais e vitaminas em relação a essas bebidas”, explica a nutricionista Sheila Basso, que destaca os principais benefícios de quatro polpas de frutas: Abacaxi, goiaba, morango e laranja.

As polpas de frutas e seus benefícios para alimentação saudável:

🍍– Abacaxi: Versátil, saborosa e nutritiva, a polpa de abacaxi é rica em fibras solúveis, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue. Na preparação da polpa, você pode acrescer outros sabores e até hortaliças que trarão mais sabor e nutrientes. Experimente acrescer folhas de hortelã ou fatias de gengibre ao seu suco e se surpreenda com o resultado!

– Goiaba: A polpa da fruta é saborosa e pode ser usada para sucos, geleias e até sorvetes. “As goiabas têm quase cinco vezes mais vitamina C do que as laranjas. A fruta é ainda uma boa fonte de potássio e ferro. Por conter apenas 60 calorias, em média, a goiaba é uma sobremesa prática, deliciosa e de poucas calorias”, analisa a Dra. Sheila.

🍓 – Morango: Segundo a nutricionista, a fruta é uma excelente fonte de vitamina C, folato e potássio. “Também possui muitas fibras e pode prevenir diversos tipos de câncer. Esse suco, além de combinar frutas de baixíssimo teor calórico, é uma opção mais que refrescante para os dias de calor”, ressalta a profissional.

🍊 – Laranja: Ninguém resiste a um suco de laranja fresquinho e bem gelado! Além de delicioso, a fruta está diretamente associada à vitamina C, um poderoso antioxidante que protege as células contra danos causados pelos radicais livres. “Mas a laranja não é apenas fonte de vitamina C, ela tem ainda quantidades menores de outras vitaminas e minerais como betacaroteno, tiamina, folato e potássio”, finaliza a nutricionista.

– Manga: Seja para prepará-la com leite ou água, fazer sorvetes ou mousses, a polpa de manga pode ser uma aliada tanto para a praticidade como para a nutrição. A fruta é rica em vitaminas A, B, C, E e K, além dos minerais como ferro, cálcio e potássio que ajudam a manter o nosso organismo saudável, prevenindo doenças como o câncer, diminuindo os níveis de colesterol e beneficiando o trânsito intestinal.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Fonte: conquistesuavida.com.br

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *