Pesquisa de Mercado: a importância desta poderosa ferramenta para o seu negócio!
|Você está pensando em abrir uma empresa ou quer expandir o seu negócio mas não sabe bem o que fazer?
A Pesquisa de Mercado é uma importante ferramenta para responder a questionamentos nestes casos.
Com ela você coleta diversas informações sobre o mercado: clientes, concorrentes e fornecedores.
Quando eu preciso recorrer a pesquisa de mercado?
Logo que você começa a desenvolver a sua ideia para ter um negócio você já estará inciando as pesquisas.
A Pesquisa de Mercado deverá fazer parte do Plano de Negócios para que você identifique:
- o mercado no qual quer atuar;
- qual será o público-alvo do seu negócio;
- quem são os seus concorrentes; e
- quais os melhores fornecedores para o seu negócio.
Além de também ser muito importante quando sua empresa já está aberta e você tem que tomar importantes decisões quando for:
- Lançar um produto ou serviço;
- Escolher o ponto comercial;
- Ajustar preços;
- Determinar os canais de distribuição;
- Verificar a presença do público alvo;
- Expandir a área de atuação;
- Avaliar resultados de ações de marketing e vendas;
- Identificar problemas e necessidades, entre outras coisa.
Hoje em dia, com a saturação do mercado e a alta competitividade, está cada vez mais complexo tomar decisões importantes para a empresa.
A Pesquisa de Mercado servirá de base para as tomadas de decisões e para a solução de problemas do seu negócio.
As pesquisas mais utilizadas
Potencial de consumo: revela o poder de compra do consumidor em diferentes regiões e embasa a decisão de entrada em um determinado mercado.
Escolha de ponto-de-venda: usada para saber o melhor local para o funcionamento do negócio.
Satisfação do cliente: usada para saber se sua empresa está entregando ao consumidor o que ele busca, identificando falhas e oportunidades.
Preço: determina o valor ideal de produtos e serviços de acordo com o posicionamento.
Participação de mercado (market share): mensura a fatia de mercado que uma determinada empresa detém.
Comportamento do consumidor: usada para desenvolver produtos e embasar campanhas publicitárias.
Teste de novos produtos e serviços: avalia e ajusta produtos e serviços, reduzindo os riscos.
A Pesquisa de Mercado pode ser muito ampla e existem muitos outros estudos para serem utilizados de acordo com a necessidade de cada empresa.
Pesquisa Qualitativa X Quantitativa
Existem duas principais formas de pesquisa, conheça as principais características de cada uma.
Pesquisa Qualitativa
A pesquisa qualitativa tem como foco a compreensão de comportamentos, motivações e percepções dos entrevistados, ou seja, os pontos subjetivos.
As perguntas podem ser abertas, mas devem ser bem estruturadas para que todos os tópicos sejam abordados.
A amostragem, número de entrevistados, não precisa ser grande.
Podem ser realizadas entrevistas, grupos focais etc.
Pesquisa Quantitativa
A pesquisa quantitativa tem como objetivo medir um determinado problema e obter um resultado conciso com dados objetivos.
A maioria das perguntas são fechadas, com uma lista de opções para entrevistado escolher.
A amostra é determinada através de cálculos estatísticos.
A pesquisa feita por questionário pode ser feita por entrevista, formulários etc.
O tipo de pesquisa que será utilizado dependerá do objetivo da pesquisa e do relatório final que se deseja.
Na análise de mercado é possível utilizar os dois tipos de pesquisas integrados e assim, obter os pontos subjetivos e os dados objetivos para a melhor compreensão do cenário.
7 etapas da Pesquisa de Mercado
Você compreendeu a importância de embasar as suas decisões, mas então como realizar uma pesquisa de mercado?
Veja aqui as etapas para realizar uma pesquisa de mercado:
Etapa 1 – Definindo os objetivos e público-alvo
Qual a questão que precisa ser respondida?
A quem se destina: consumidores, fornecedores ou concorrentes?
Etapa 2 – Plano de Pesquisa
Qual o método será utilizado?
Qual o universo? Ou seja, a região, faixa etária, classe social das pessoas que irão responder a pesquisa?
Qual é a amostra? Quantas pessoas irão responder as perguntas?
Etapa 3 – Elaboração do questionário de pesquisa
Elaboração e revisão das perguntas.
Forma de aplicação (Como ela será realizada? Correio, telefone, internet etc.)
Etapa 4 – Aplicação da pesquisa
Realização da pesquisa com o público-alvo.
Etapa 5 – Análise dos dados
Organização e cruzamento dos dados, elaboração de gráficos e tabelas.
Etapa 6 – Avaliação dos resultados
Momento de relacionar os dados obtidos com o problema ou questão a ser respondida, permitindo conclusões e recomendações.
Etapa 7 – Tomada de decisões embasadas no resultado da pesquisa de mercado
Após tabular os dados, avaliar os resultados e obter a resposta para a questão principal que originou a demanda pela pesquisa de mercado, chegou a hora de agir.
Trabalhar com base nas informações obtidas elevará as chances de sucesso da sua empresa.
É importante saber que existem empresas especializadas em pesquisas de mercado e você poderá, dependendo da complexidade das informações que você busca, contratá-las.
Mas não se esqueça que isso é preciso ter uma questão a ser respondida pois, pesquisas de mercado, demandam tempo e investimento.
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