Pesquisa de Mercado: a importância desta poderosa ferramenta para o seu negócio!

Você está pensando em abrir uma empresa ou quer expandir o seu negócio mas não sabe bem o que fazer?

A Pesquisa de Mercado é uma importante ferramenta para responder a questionamentos nestes casos.

Com ela você coleta diversas informações sobre o mercado: clientes, concorrentes e fornecedores.

 

Quando eu preciso recorrer a pesquisa de mercado?

Logo que você começa a desenvolver a sua ideia para ter um negócio você já estará inciando as pesquisas.

A Pesquisa de Mercado deverá fazer parte do Plano de Negócios para que você identifique:

  • o mercado no qual quer atuar;
  • qual será o público-alvo do seu negócio;
  • quem são os seus concorrentes; e
  • quais os melhores fornecedores para o seu negócio.

 

Além de também ser muito importante quando sua empresa já está aberta e você tem que tomar importantes decisões quando for:

  • Lançar um produto ou serviço;
  • Escolher o ponto comercial;
  • Ajustar preços;
  • Determinar os canais de distribuição;
  • Verificar a presença do público alvo;
  • Expandir a área de atuação;
  • Avaliar resultados de ações de marketing e vendas;
  • Identificar problemas e necessidades, entre outras coisa.

Hoje em dia, com a saturação do mercado e a alta competitividade, está cada vez mais complexo tomar decisões importantes para a empresa.

A Pesquisa de Mercado servirá de base para as tomadas de decisões e para a solução de problemas do seu negócio.

 

As pesquisas mais utilizadas

Potencial de consumo: revela o poder de compra do consumidor em diferentes regiões e embasa a decisão de entrada em um determinado mercado.

Escolha de ponto-de-venda: usada para saber o melhor local para o funcionamento do negócio.

Satisfação do cliente: usada para saber se sua empresa está entregando ao consumidor o que ele busca, identificando falhas e oportunidades.

Preço: determina o valor ideal de produtos e serviços de acordo com o posicionamento.

Participação de mercado (market share): mensura a fatia de mercado que uma determinada empresa detém.

Comportamento do consumidor: usada para desenvolver produtos e embasar campanhas publicitárias.

Teste de novos produtos e serviços: avalia e ajusta produtos e serviços, reduzindo os riscos.

A Pesquisa de Mercado pode ser muito ampla e existem muitos outros estudos para serem utilizados de acordo com a necessidade de cada empresa.

 

Pesquisa Qualitativa X Quantitativa

Existem duas principais formas de pesquisa, conheça as principais características de cada uma.

 

Pesquisa Qualitativa

A pesquisa qualitativa tem como foco a compreensão de comportamentos, motivações e percepções dos entrevistados, ou seja, os pontos subjetivos.

As perguntas podem ser abertas, mas devem ser bem estruturadas para que todos os tópicos sejam abordados.

A amostragem, número de entrevistados, não precisa ser grande.

Podem ser realizadas entrevistas, grupos focais etc.

 

Pesquisa Quantitativa

A pesquisa quantitativa tem como objetivo medir um determinado problema e obter um resultado conciso com dados objetivos.

A maioria das perguntas são fechadas, com uma lista de opções para entrevistado escolher.

A amostra é determinada através de cálculos estatísticos.

A pesquisa feita por questionário pode ser feita por entrevista, formulários etc.

 

O tipo de pesquisa que será utilizado dependerá do objetivo da pesquisa e do relatório final que se deseja.

Na análise de mercado é possível utilizar os dois tipos de pesquisas integrados e assim, obter os pontos subjetivos e os dados objetivos para a melhor compreensão do cenário.

 

7 etapas da Pesquisa de Mercado

Você compreendeu a importância de embasar as suas decisões, mas então como realizar uma pesquisa de mercado?

Veja aqui as etapas para realizar uma pesquisa de mercado:

 

Etapa 1 – Definindo os objetivos e público-alvo

Qual a  questão que precisa ser respondida?

A quem se destina: consumidores, fornecedores ou concorrentes?

 

Etapa 2 – Plano de Pesquisa

Qual o método será utilizado?

Qual o universo? Ou seja, a região, faixa etária, classe social das pessoas que irão responder a pesquisa?

Qual é a amostra? Quantas pessoas irão responder as perguntas?

 

Etapa 3 – Elaboração do questionário de pesquisa

Elaboração e revisão das perguntas.

Forma de aplicação (Como ela será realizada? Correio, telefone, internet etc.)

 

Etapa 4 – Aplicação da pesquisa

Realização da pesquisa com o público-alvo.

 

Etapa 5 – Análise dos dados

Organização e cruzamento dos dados, elaboração de gráficos e tabelas.

 

Etapa 6 – Avaliação dos resultados

Momento de relacionar os dados obtidos com o problema ou questão a ser respondida, permitindo conclusões e recomendações.

 

Etapa 7 – Tomada de decisões embasadas no resultado da pesquisa de mercado

Após tabular os dados, avaliar os resultados e obter a resposta para a questão principal que originou a demanda pela pesquisa de mercado, chegou a hora de agir.

Trabalhar com base nas informações obtidas elevará as chances de sucesso da sua empresa.

 

É importante saber que existem empresas especializadas em pesquisas de mercado e você poderá, dependendo da complexidade das informações que você busca, contratá-las.

Mas não se esqueça que isso é preciso ter uma questão a ser respondida pois, pesquisas de mercado, demandam tempo e investimento.

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Veja aqui o guia SEBRAE sobre Pesquisa de Mercado.

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